Quarta-feira, 3 de Março de 2010

ESTRATÉGIA PARA SIT AND GO REGULAR DE 27 A 45 JOGADORES

 

 

Boa Tarde,

 

 

 

A pedido de algumas famílias decidi postar aqui uma estratégia utilizada por mim a jogar sit and go's de 27 e 45 jogadores. Esta forma de jogar rendeu-me mais de 400$  só a jogar sit and go's de valor nunca superior a 5$ na PokerStars, no período de 2 meses e num volume não muito superior a 200 sit's. Claro que nem tudo são rosas, e depois passei por uma fase menos boa da qual tenho vindo a recuperar.

 

A estratégia que vos vou apresentar a seguir não é feita por mim, é um conjunto de várias estratégias que estudei e adaptei ao meu estilo de jogo. É de acrescentar também que nenhuma estratégia é seguida à risca, ou seja, cada jogador dá a sua própria interpretação e a adapta ao seu jogo.

 

Como já disse anteriormente, vou apresentar uma estratégia que visa os sit and go's de 27 e 45 jogadores não turbo!

 

 

 

Sit and Go 27 a 45 jogadores

 

 

Níveis iniciais (10/20 - 50/100) :

 

 

Nos primeiro níveis de blinds devemos utilizar um estilo de jogo muito tight/agressive, ou seja, jogar apenas "monster hands" (AA,KK,QQ,AK) de uma forma agressiva. Nesta fase do sit em que estão todos os jogadores, há sempre os ditos "donks" e o nosso objectivo é dobrar a stack à custa deles, sendo que não é fundamental que dobremos a stack tão cedo. Imaginemos que estamos no botão com AA ou KK e há 4 limpers até nós. Chegada a nossa vez de falar, é necessário fazer um raise enorme para reduzir os call's para 3 no máximo, por isso, muitas vezes é compensador fazer all in, pois, dos 4 limpers, é muito provável que um deles nos dê call com mãos como AQ, AJ, e pares acima de 10. Se tivermos um "monster hand" em posições iniciais ou médias, o melhor é abrir o pote a raisar 3 ou 4x a big blind. Podemos e devemos também nestes niveis fazer limp com AQ e JJ, mas se nos raisarem all in o melhor mesmo é foldar a mão. Devemos também nestes níveis fazer limp em late position com pares médios e pequenos, e com suited connectors. É muito importante saber como jogar estas mãos, não se metam em trabalhos, jogando potes enormes pré-flop com este tipo de mãos. Estas mãos servem para ver flops baratos. Se conseguirem ver o flop barato (em limp, ou call a miniraise) e bater um trio ou flush, temos que agarrar a oportunidade e tentar dobrar, pois estas mãos são muito valiosas. Ter atenção para saber largar pares pequenos e suited connectors mesmo se bater um par ou uma board não muito perigosa. Lembrem-se que o objectivo nestas fases iniciais é preservar ao máximo a nossa stack, e, se possivel dobrá-la, mas nunca arriscando o torneio.

 

 

Níveis médios (75/150 - 200/400) :

 

 

Nesta fase do torneio, temos que adaptar o nosso estilo de jogo ao tamanho da nossa stack. Se chegarmos a esta fase do torneio com a stack inicial dobrada, estamos em boas condições para ir mais longe no torneio, se tivermos uma stack igual à inicial ou até menor, não desesperem, a oportunidade para dobrar surgirá. Com uma stack confortável, nesta fase devemos acrescentar mãos como AQ, JJ e AJs às mão que devemos raisar. Nesta fase, temos que ter atenção pois os jogadores com stack menores irão fazer all in de todas as posições e com um range de mãos bastante maior do que o habitual, ou seja, vamos ver showdowns de mãos como A10s vs KQ. Aqui temos que  saber muito bem as posições onde raisar e ver o tamanho das stacks adversárias. Não tenham medo de raisar, em late position mãos como 88, AJo, ou até suited connectors. Lembrem-se, para fazer um raise temos que ter uma profitable hand, ou seja, uma mão que jogue bem no pós flop, ainda assim, o objectivo de raisar com pares médios ou suited connectors é roubar as blinds. Se tiverem mãos como 1010, JJ, ou AQ não tenham medo de dar call a all in's de 1/4 da vossa stack, pois maior parte das vezes estaremos em boa posição para ganhar.

Se iniciarmos esta fase do torneio com uma stack igual ou inferior à inicial, é preciso escolher muito bem a posição e o momento para tentar dobrar. Se começarmos o torneio com 1500 fichas, e temos 1300 nesta fase, é importante ter muita atenção à acção anterior a nós, isto é, imaginemos que estamos no cutoff (posição à direita do botão) e temos 88, as blinds estão em 100/200, isto é, temos 6.5 big blinds. Todos os jogadores anteriores a nós foldam, o nosso dever é fazer all in e esperar que todos foldem ou então levar call de pares menores ou de overcards e esperar por ganhar a corrida. Agora imaginemos que temos a mesma mão na mesma situação e o jogador a falar antes de nós (no hi-jack), que tem 5000 fichas, faz um miniraise para 400, nesta situação o melhor a fazer é mesmo foldar, porque o jogador que raisou o pote, já não vai foldar 900 fichas e vamos então a um showdown contra uma mão em princípio melhor do que a nossa onde vamos estar em apuros.

Esta fase do torneio é muito importante porque determina a situação em que vamos chegar às posições que pagam.

Resumindo, nesta fase se tivermos uma stack confortavel, temos que tentar construir mais a stack roubando as blinds e pressionando as stacks médias, mas sempre com muito cuidado para não nos vermos em situações em que temos de dar call a all in's menores com mãos marginais. Se tivermos uma stack reduzida, temos que saber escolher a melhor posição e momento para tentar dobrar e/ou roubar as blinds que nesta altura serão bastante compensadoras.

Já se sabe que é muito complicado ganhar um torneio sem entrar em uma ou duas corridas, mas, o essencial, é fazer com que essas corridas não ponham o nosso torneio em risco.

 

 

Níveis avançados (200/400 - final) :

 

 

Esta fase do torneio requer muita atenção e disciplina da nossa parte. Nos sit and go's de 27 jogadores, que pagam a 5 jogadores, encontraremo-nos já na final table ou muito perto dela, e nos sit and go's de 45, estaremos com aproximadamente 2 mesas e perto da mesa final. Nesta fase, os jogadores têm bastante tendência para ficar mais tight. O nosso objectivo aqui é: - se formos chipleader pressionar as stacks médias sempre em posição e com um range de mãos maior (podemos raisar no botão e antes com mãos como 33, 77, A10s, AJo, isto claro na pior das hipóteses, qualquer mão acima destas deve ser raisada por obrigação). Mais uma vez ter atenção aos raises que fazemos, é necessário termos algum fold equity, isto é, por vezes temos de raisar para roubar as blinds com mãos marginais, mas se o jogador fizer re-raise all in devemos poder foldar; - se tivermos uma stack na média do torneio devemos ter muito cuidado com os raises que fazemos, devemos roubar stack iguais à nossa e pressionar as stack mais pequenas com mãos fortes. Para chegarmos aos prémios vamos necessitar de dobrar novamente a stack, mesmo que não seja em showdown. Devemos escolher o momento e posição para raisarmos e ter muita paciência, pois os chipleaders vão obrigar-nos a foldar mãos como AJ e AQ ou 99 pré flop, pois estamos a chegar ao dinheiro que é afinal o primeiro objectivo do torneio; - se chegarmos a esta fase sendo um dos short stack's, vamos forçosamente ter de correr, com 4 ou 5 big blinds nesta altura é necessário fazer all in em potes não raisados com mãos como 33, 66, A10, AJ, e por aí acima, e esperar pelo melhor.

Chegando ao dinheiro, a estratégia tem que ser uma estratégia ganhadora, ou seja, num sit and go de 45 jogadores, é muito diferente ficar em 1º lugar do que ficar em 6º lugar, por isso, chegando aos prémios temos que jogar para ganhar. Num sit and go de 27 ou de 45 jogadores, quando atingimos o dinheiro já só estarão 5 ou 7 jogadores em prova, logo o range de mãos para ir all in aumenta pois estaremos a jogar short-handed. Não tenham medo de shovar all in com 66 ou AJ, é preciso roubar blinds e pressionar os outros jogadores que estão à espera que saiam mais jogadores para subirem um pouco nos prémios.

Uma vez chegando ao heads-up, não vos vou dar conselhos de como o jogar, primeiro porque não sou um especialista, e depois porque normalmente nesta fase os jogadores optam por um heads-up muito rápido, num sistema "all in ou fold".

 

 

Espero que esta estratégia vos ajude a melhorar os vossos ganhos ;). Estou disponivel para tirar qualquer dúvida e/ou discutir algo que achem errado!

 

Numa última nota, aconselho-vos a seguir a estratégia dum modo genérico, isto é, muitas vezes o poker tem muito de feeling e de abstracto, por isso adaptem a estratégia à vossa maneira de jogar e não o contrário!

 

 

Abraço a todos os sindicalistas,

 

  

 

PowerPokerPT

 

 

sinto-me:

Publicado pela Equipa do Sindicato do Poker às 13:56
link do post | favorito
Quero partilhar isto por
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


.Pesquisar neste blog

 

.Janeiro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Posts recentes

. ÚLTIMOS TROFÉUS DE 2013 D...

. JANTAR DE NATAL DO NÚCLEO...

. Cascas VENCE A ETAPA #44 ...

. Cascas VENCE A ETAPA #43 ...

. kukutra VENCE A ETAPA #42...

. MAGUSTO DO SINDICATO DO P...

. kukutra VENCE A ETAPA #41...

. DanielPT VENCE A ETAPA #4...

. DanielPT VENCE A ETAPA #3...

. Peninh@ VENCE A ETAPA #38...

. pistola.com VENCE A ETAPA...

. pistola.com VENCE A ETAPA...

. DanielPT VENCE A ETAPA #3...

. Pretojam VENCE A ETAPA #3...

. zitopistola VENCE A ETAPA...

. Pretojam VENCE A ETAPA #3...

. paulofr10 VENCE A ETAPA #...

. ALTERAÇÃO DO LOCAL PARA O...

. kukutra VENCE A ETAPA #30...

. 10dragao VENCE A ETAPA #2...

. A ETAPA DE DIA 19 PASSA P...

. jalal777 VENCE A ETAPA #2...

. Peninh@ VENCE A ETAPA #27...

. Pistola.com VENCE A ETAPA...

. kukutra VENCE A ETAPA #25...

. pistola.com VENCE A ETAPA...

. Report da 2º Futebolada d...

. DanielPT VENCE A ETAPA #2...

. blackfuria VENCE A ETAPA ...

. zitopistola VENCE A ETAPA...

. jrjsc17205 VENCE A ETAPA ...

. MUDANÇA DE DIA DO PRÓXIMO...

. Engraçadinho VENCE A ETAP...

. jcacampos VENCE A ETAPA #...

. Peninh@VENCE A ETAPA #17 ...

. zitopistola VENCE A ETAPA...

. FUTEBOLADA E TAINADA... :...

. Portuga71 VENCE A ETAPA #...

. paulofr10 VENCE A ETAPA #...

. jrjsc17205 VENCE A ETAPA ...

. zitopistolaVENCE A ETAPA ...

. pistola.com VENCE A ETAPA...

. paulofr10 VENCE A ETAPA #...

. hormonas VENCE A ETAPA #9...

. DanielPT VENCE A ETAPA #8...

. jalal777 VENCE A ETAPA #7...

. paulofr10 VENCE A ETAPA #...

. CAMARADA ZITOPISTOLA PERD...

. kukutra VENCE A ETAPA #5 ...

. Engraçadinho VENCE A ETAP...

.Comentários recentes

Parabéns, um bocadito atrasados, ó "convidado"... ...
Camaradas, aqui fica o link para verem o report fo...
Parabéns 1 mês atrasados... :p
vai ser bonito vai :)carrega sindicato vamosssssss...
Boas.Não faço ideia quem sejas. Por favor comunica...
Boas camaradasGostava que algum camarada me pode-s...
Raios! :p
GG kukutura! :)
Ficar borrachola dá tanto! :)GG
Ty ty... :)
Parabéns Borrachola! :)
Parabéns grande Peninh@! :)Até dá gosto olhas para...
Parabéns Peninh@! :)O Engraçadinho em 2º ??? :)
Porra! 550% de ROI??????!! Agora é que vou mesmo d...
OUTRA VEZ???Parabéns Bigodes! :)A 2ª foto não está...
Parabéns ao Sr. Bigodeiro Pistoleiro e Pistoleiro ...
Muitos Parabéns Bigodeiro! :)
Obrigadinho ó Pila de Gato!E obrigadinho ao Jalal....
Parabéns Pila Mole!Parabéns também aos vencedores ...
Outra vez o Pretojam!?Parabéns por mais uma vitóri...
Olha aí: https://www.facebook.com/media/set/?set=o...
Parabéns Zito!! Apesar de nesta Etapa ainda não te...
Zitopistola ON-FIRE!!! GG
Parabéns 1 mês atrasados... :)PS - Nesta Etapa os ...
Muitos Parabéns Pretojam!Para Preto está muito bra...
Muitos Parabéns Paulinho! :)Foi sem dúvida uma noi...
Eu disse que ia e arranjaram logo um local de luxo...
Parabéns ó pileite!Safaram-se à custa do Engraçadi...
Parabéns kukutra pela vitória!Quem é que tirou est...
Muitos Parabéns Folhinhas!Já estou a ver que os Pa...
Ganharam as esposas?! Parabéns meninas... :p
Parabéns Kukutra e irmãos Pistoleiros!! :)O Julian...
Muitos Parabéns jalal777!Parabéns também ao kukutr...
Xiça. Eu não vou e tu limpas tudo!! Parabéns ó Big...
Parabéns atrasados ó Penhinha! :)Foi preciso teres...
Muitos Parabéns Peninh@! :)
Parabéns Pistoleiro Bigodeiro! :)
Parabéns!!! :)Porra, não me lembro desta noite... ...
GG kukutra!Estás encaminhado para o tão desejado b...
Tenho QQ e o Sr. Bigodaça tem 55. Só bate 5 no tur...
Muitos Parabéns Pistoleiro de bigode!A luta pelos ...
isto é que eu chamo de amizade e camaradagem!!!! m...
muito fixe mesmo o video!!!Obrigado a quem fez o f...
Vídeo muito fixe!
Xiça, com quem é que eu estava a falar ao telefone...
Parabéns Mister Músculos! :)O fotografo é muito fr...
Mais um bom convívio e um bom torneio, como sempre...
Dassss, és o maior carago... LOL
Parabéns SEGURANÇA!
Parabéns (mais uma vez) camarada pistoleiro louco!...

.Posts mais comentados

25 comentários

.Links

.Arquivos

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds

.Mais sobre mim